Desempregado? Aproveite o momento para novas escolhas!!!

As oportunidades de emprego, antes tão abundantes, estão mais escassas neste momento. As empresas voltam a fazer desligamentos em massa e para muitas pessoas pode parecer um momento terrível e sem alternativas. Será? Acredito realmente que todas as experiências que vivemos são para nos trazer algum aprendizado e melhoria em nossa vida.

recolocação

Sim, eu entendo que é um momento complexo, nebuloso e até difícil. Exige novas posturas e em alguns casos muitos sacrifícios. Mas, quero convidar você a pensar por outro ângulo. Este é também um momento em que se pode fazer novas escolhas. Isso mesmo. podemos seguir como sempre seguimos, ou parar um pouco e refletir sobre o que queremos, o que nos realiza, o que nos faz bem.

E se você aproveitar este momento para repensar seu caminho profissional? Utilizar o momento para selecionar o que combina com você e o que não combina.

Há algumas semanas falei sobre selecionar nossas parcerias na vida, hoje gostaria de falar sobre selecionar o que queremos para nossa vida profissional. Não importa o quanto você já tem de experiência em determinada área. A experiência torna você um profissional mais maduro e desta forma, possivelmente, mais qualificado para a vida.

As empresas vão selecionar o que melhor atende as necessidades dela, e elas estão certas. Afinal de contas elas precisam funcionar e dar o resultado planejado. Contratar pessoas com perfis não alinhados aos seus objetivos irá atrapalhar o planejamento.

A questão aqui é: qual é o seu planejamento? Qual vaga ou qual empresa irá contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional? Quais os desafios lhe serão desafiadores? Qual a cultura organizacional que combina com seus valores? Que sacrifícios você está disposto a fazer? Quão longe de casa está disposto a ficar? Quanto de fato valem os seus sacrifícios que fará pelo emprego em vista? Ou quanto vale seu comodismo em não sair de determinada região? O que lhe agrega manter os padrões de comportamento de sempre?

É hora de pesquisar!

Quando somos desligados de uma empresa temos a oportunidade de descobrir novos caminhos e possibilidades. Descobrir novos jeitos de pensar e, consequentemente, de agir.

Pesquisar em primeiro lugar sobre você. Sobre suas características, pontos fortes e pontos a desenvolver, habilidades desenvolvidas, interesses e relacionamentos. Valores e crenças. É hora de olhar para si, com sinceridade e ver o que pode ser melhorado na sua vida. É momento de olhar para os sonhos e ver se algum deles pode ser colocado em prática.

Em segundo lugar, pesquisar o mercado. Quais empresas estão mais próximas do seu sonho? Quais as funções que se encaixam melhor com suas habilidades e conhecimentos? Que tipo de região você gostaria de morar e não tinha tido a oportunidade? Quais as novas carreiras que você gostaria de experimentar? Será momento de testar seu empreendedorismo, ou até aquele intercâmbio? O que você precisaria fazer para poder dar estes passos?

Ser feliz está em suas mãos! Ninguém poderá fazer isso por você. São suas escolhas, alinhadas aos seus objetivos e valores que lhe permitirão viver momentos felizes.

 

Fonte: www.linkedin.com/pulse/desempregado-aproveite-o-momento-para-novas-escolhas-prado