Falamos muito em desemprego, mas você sabia que sobram vagas nas empresas catarinenses?

Este foi um tema discutido no jornal do meio dia no SBT e contou com a participação de Fernanda Quadros.

Segundo a Consultora de carreira e atualmente Presidente da Associação ABRH, as empresas estão mais exigentes no processo de seleção e buscam profissionais cada vez mais qualificados.

Habilidades interpessoais, saber trabalhar em equipe e facilidade em se relacionar com pessoas fazem muita diferença hoje em dia, uma qualificação que vai além da questão técnica, atitude é muito comportamental e faz parte do perfil de profissional desejado pelas empresas.

Por que o conhecimento é uma questão que vai contar em processo de seleção, mas outras características é o que vão ser o diferencial. Por exemplo, quando vou selecionar um engenheiro civil, eu vou buscar uma qualificação técnica, um curso superior, mas o que vai diferenciar o candidato do outro será o comportamento, os valores, características que ele vai colocar em prática lá no dia-a-dia, além das questões técnicas.

Atualmente temos mais oportunidades de se desenvolver profissionalmente e pessoalmente, mesmo para aqueles que acreditam não conseguir estudar por conta da situação financeira, existem oportunidade de cursos gratuitos para todo tipo de público. Mesmo para pessoas já formadas, as universidades às vezes não entregam o que a empresa precisa, então encontrar cursos que são complementares se faz necessário.

Outra questão muito importante é a exigência do mercado de trabalho que muitas vezes quer a formação e a prática, uma boa alternativa para poder melhorar suas experiências no currículo é o trabalho voluntário em associações, onde podemos desenvolver mais experiência trabalhando a favor delas e mostrar um pouco do que sabemos fazer.